Semana Mundial do Aleitamento Materno

Em Portugal em 2015 a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) comemora-se de 5 a 11 de outubro, o tema é Amamentar e trabalhar: Para dar certo o compromisso é de Todos".

Conferência Internacional do Aleitamento Materno 2015 (UNICEF) - 2 de outubro / Lisboa http://www.unicef.pt/18/poster_conferencia_ihab_2015.pdf 

Desde 1992, ou seja há mais de 20 anos, que a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), juntamente com outras associações e organismos, comemora a SMAM. Iniciou a campanha da SMAM para agrupar e facilitar ações que protejam, promovam e apoiem o Aleitamento Materno.

Portugal associou-se a esta iniciativa em 2006, através do Comité Nacional para o Aleitamento Materno (um grupo de trabalho da DGS). Logo no primeiro ano desenvolvemos ações por todo o país, envolvemos muitas pessoas e as comemorações foram um sucesso.

Hoje já são mais de 170 países no mundo que participam nesta iniciativa.

Habitualmente a SMAM é comemorada na 1ª semana de agosto, mas em Portugal, e em vários países da Europa comemoramos na 1ª semana de outubro que simbolicamente corresponde às 40 semanas de gestação e após o parto o bebé começa a mamar. Isto acontece porque o mês de agosto é um mês por excelência de férias, pelo que as pessoas nâo estão tão disponíveis para participarem nestes eventos. 

A WABA cada ano define um tema sobre a alimentação infantil que será trabalhado pelos países aderentes. Em 2015 o tema é “Amamentar e trabalhar: Para dar certo o compromisso é de Todos".

 

Objetivos:

  • Conjugar esforços para que seja possível às mulheres trabalhar e amamentar.
  • Desenvolver ações por parte dos empregadores para apoiar a família, mães e seus bebés e incentivar as mulheres que trabalham a manter a amamentação.
  • Informar sobre os direitos e proteção à maternidade.
  • Facilitar e reforçar as práticas que apoiam as mulheres que amamentam e trabalham.
  • Trabalhar proactivamente para proteger os direitos das mulheres que amamentam no local de trabalho.

Para transformar o aleitamento materno num comportamento normativo, é preciso vencer os obstáculos mais importantes que impedem as mulheres a decidir por si mesmas se desejam amamentar e por quanto tempo. Entre estes obstáculos estão a influência das práticas culturais, a escassa orientação e o apoio limitado que oferecem os hospitais e serviços de saúde, as práticas inapropriadas de comercialização que utilizam os fabricantes e distribuidores das fórmulas para lactentes e outros substitutos do leite materno, bem como a ausência de proteção à maternidade e de programas que advogam pelo aleitamento materno no local de trabalho.

Uma prática cultural prejudicial está ligada às pressões, tanto explícitas quanto implícitas que impõe que não se deve amamentar em público. Muitas mulheres não se sentem à vontade para amamentar em público devido à rejeição social que surge com frequência quando o fazem. Para superar este obstáculo, as mães devem sentir o apoio social necessário para se sentir à vontade ao amamentar quando solicitado pelo seu bebé onde quer que esteja. Ao amamentar desta forma transmite uma mensagem clara e convincente à sua família, à comunidade e à sociedade de que o aleitamento materno é natural e ajuda a restabelecer em alguns ambientes, e a incorporar a outros, a amamentação como um comportamento normativo da mulher moderna.

No site abaixo da Direção Geral de Saúde poderá encontrar informações sobre o programa mundial e orientações sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

http://www.dgs.pt/em-destaque/dia-1-de-agosto-2015-dia-mundial-do-aleitamento-materno-amamentar-e-trabalhar-e-possivel.aspx 

http://worldbreastfeedingweek.org/  neste site pode encontrar informações sobre a Semana Mundial do Aleitamento Materno

http://www.worldbreastfeedingweek.org/downloads.shtml  neste site e clicando nas imagens abaixo pode encontrar todo o material (cartaz, panfleto, panfleto de divulgação e calendário) preparado pela WABA para 2015. Pode imprimir e usar e expor no seu serviço.

 

Poster:

 

Panfleto:

 

Panfleto promocional: 

 Calendário: