Entrevista a minutosaude.pt
Segundo as orientações da OMS/UNICEF os bebés devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos seis meses e depois continuar a mamar até aos dois anos ou mais, sendo que deve ser introduzida a alimentação complementar.
Estes organismos e diversos estudos mostram que o leite materno exclusivo até aos seis meses é o alimento necessário para satisfazer as necessidades do bebé e que lhe permite um crescimento e desenvolvimento adequado. Não deve ser oferecida água, nem chá, nem outros líquidos ao bebé a não ser os xaropes e vitaminas. Nem quando está calor, o leite contem a água suficiente para hidratar o bebé.
Em Portugal a licença de maternidade é de 5 meses, podendo a mãe ficar 6 meses em casa com perda de vencimento. Se ela optar por esta última hipótese muito bem caso contrário, as mães que vão trabalhar antes dos 6 meses poderão continuar a amamentação exclusiva fazendo a extração do leite e este leite é oferecido ao bebé. Outra hipótese é a mãe trabalhadora juntar as férias à licença de maternidade ficando assim com tempo para fazer os 6 meses de aleitamento exclusivo.
Depois dos seis meses a amamentação é fácil de manter até aos dois anos ou mais, pois a mãe amamentará o seu bebé quando chega a casa, antes de deitar e ao acordar o bebé. Com esta prática o desmame ocorrerá normalmente, quando o trio familiar (pai, mãe e filho) concordar.