Desde 2006 que é comemorada em Portugal a Semana Mundial do Aleitamento Materno numa parceria entre a Direção-Geral da Saúde e a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA).
Nesta semana alerta-se a população para os benefícios da amamentação e todos os profissionais de saúde são convidados a trabalhar o tema anual nos seus respetivos serviços.
Este ano o tema da campanha é “Amamentação: Um ganho para toda a vida”, fazendo uma ligação estreita aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. Os ODM foram estabelecidos pelos governos e as Nações Unidas para combater a pobreza e promover o desenvolvimento saudável e sustentável de uma forma global em 2015. Os objetivos da Semana Mundial da Amamentação são os seguintes:
- Informar as pessoas sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e como eles se relacionam com a amamentação e alimentação de lactentes e crianças;
- Mostrar os progressos alcançados até ao momento e identificar as principais lacunas para melhorar a amamentação;
- Chamar a atenção para a importância do reforço das ações de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno como uma intervenção fundamental nos ODM e na Agenda pós-2015;
- Estimular o interesse nos jovens de ambos os sexos para a relevância do aleitamento materno no atual mundo em mudança.
Através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, preconiza-se que desde o nascimento este seja tema de abordagem obrigatória nas consultas com os pais, no sentido de promover a manutenção do aleitamento materno, em exclusivo, até aos 6 M e, só a partir desta idade, complementá-lo com o início da diversificação alimentar.
Além do apoio existente no Serviço Nacional de Saúde, estão presentes em Portugal Organizações Não Governamentais e sem fins lucrativos que também protegem, promovem e apoiam, o aleitamento materno, através da ajuda interpares (mãe-para-mãe). A sociedade civil é muito importante e está atualmente muito mobilizada.
A Direção-Geral da Saúde associa-se ao espirito desta campanha destacando os “Cuidados Antecipatórios” do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil:
- Preconiza-se que desde o nascimento este seja tema de abordagem obrigatória nas consultas com os pais, no sentido de promover a manutenção do aleitamento materno, em exclusivo, até aos 6 M e, só a partir desta idade, complementá-lo com o início da diversificação alimentar
- Aconselha-se pais e profissionais a consulta das – Orientações da DGS em http://www.saudereprodutiva.dgs.pt e manual de aleitamento materno do Comité Português para a United Nations Children's Fund (UNICEF) - Comissão Nacional http://www.unicef.pt/docs/manual_aleitamento.pdf.
Ver mais: http://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0102013-de-31052013.aspx